quinta-feira, 15 de maio de 2008

Figo: «Rui Costa é muito maior que o Benfica»


"Os elogios são difusos e vão para além da avaliação meramente futebolística. Para Luís Figo, Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante, “muito maior que o Benfica”.

Na véspera do final de carreira do amigo, Figo inverte papéis e coloca o ónus da gratidão no lado do emblema recuperando a falhada transferência para o Barcelona em 1994. “É o clube que tem obrigação de o fazer feliz: saiu para onde e quando o Benfica quis [Fiorentina] e precisou. Desse ponto de vista, julgo até que o Rui poderá ter sido prejudicado na sua carreira.”

De acordo com Figo, o Maestro encarnado deixa “uma herança e legado enormes” ao desporto “pela inteligência, elegância e por todo o talento que tem”. Em suma, “o Rui é um jogador único e merece o aplauso de todos aqueles que gostam de futebol, independentemente das suas cores” e é por isso que Figo é “um dos que lamenta a sua decisão [retirada dos relvados].”

“O futebol vai ganhar um grande dirigente desportivo, tenho a certeza disso e o Benfica vai beneficiar com isso”, assegura o “interista”. "

(Fonte Jornal Record @ Internet)


Biografia :

Começou a dar os seus primeiros pontapés na bola no União Futebol Clube "Os Pastilhas", um clube de bairro da freguesia da Cova da Piedade, antes de ser transferido para o Sporting Clube de Portugal.

Jogou no Sporting Clube de Portugal 4 anos onde fez sucesso e atraiu a atençao do gigante FC Barcelona onde jogou desta vez por 5 longos anos de sucesso sendo 2 vezes campeao nacional onde fazia uma dupla brilhante com Ronaldo Luis Nazário de Lima conhecido na época por "Ronaldinho", mais tarde surgiu uma proposta milionaria do "outro" gigante e grande rival Real Madrid onde consegui ser o eleito o melhor jogador da europa em 2000 e o melhor do mundo no ano de 2001 onde jogou também 5 anos na equipa de Madrid e onde consegui ser campeao por 2 vezes campeao nacional pelo o emblema de Madrid. Actualmente joga no Inter de Milão onde mais uma vex foi campeão nacional na primeira epoca " desta vez na secretaria"" devido a polémica que houve em Italia.

No ano de 2001, Figo foi escolhido como o Melhor jogador do mundo pela FIFA. Participou na Copa do Mundo de 2002 e na Copa do Mundo de 2006. O seu estilo de futebol é clássico, com cruzamentos milimétricos e dribles curtos e certeiros.

Foi recentemente anunciada a sua ligação à equipa portuguesa da A1 Grand Prix juntamente com o bem conhecido adjunto do Manchester United, Carlos Queiroz.

Luís Figo é casado, desde 2001, com a modelo sueca, Helen Svedin. O casal tem três filhas: Daniela (29/03/1999), Martina (23/02/2002 ) e Stella (09/12/2004).


Meus amigos, este senhor com nome de fruto, provou, mais uma vez que a qualidade de um profissional jogador de futebol não pode nem deve ser confundida com uns "chutos" numa bola. Figo, é um dos melhores jogadores de sempre, mas tem de ter mais cuidado naquilo que fala. O que esse senhor tem feito é ganhar a vida custe o que custar! O melhor jogador da última geração foi para mim Rui Costa, pois jogou no melhor clube do Mundo, o Milan. Por outro lado, jogadores como o Rui já não existem...salvo raras excepções. Num célebre amigável Benfica x Fiorentina na Luz, no ano em que se tranferiu para Florença, Rui Costa marcou um golo pelos italianos e...chorou! Nunca nos iremos esquecer desse momento. Rui com todo o seu passado, transforma as palavras de Figo em ridículas, pois mostrou a todo o Mundo o que é ser-se benfiquista, e Figo diz estas parvoíces pois não sabe o que é ser-se humilde, amar e ser-se fiel a um clube mas sim dinheiro, fama e interesses! Mais uma época vai ele arrastar-se no Inter...! É por homens como o Rui Costa, Baía, Jorge Costa, Veloso (o ex capitão do Benfica), Mozer, Pedro Barbosa, etc que me habituei a acompanhar de perto o futebol português, mas infelizmente seres humanos desse calibre, cada vez mais, escasseiam....

"No último Domingo fiquei de boca aberta quando li esta frase na capa de um jornal desportivo: "O Rui Costa é muito maior que o Benfica" - Luís Figo. O Luís Figo, benfiquista em pequenino, sportinguista de conveniência e mercenário desde cedo, mostra, mais uma vez, que é errado confundir-se mestria futebolística com inteligência.
Relembra o Figo que o Rui Costa foi transferido quando e como o Benfica o quis e, por isso, é muito maior que o clube. Ora aqui está uma parvoíce que não me surpreende vinda de quem veio. A pressão sobre o Sporting para sair, a troca de rival em Espanha e a saída forçada (até indemnizada) de Madrid para o Inter mostram bem que conceitos como gratidão e respeito não coabitam bem com a forma de estar na vida do Figo." de Germano

PS: A imagem de Figo é uma caricatura propositadamente...



AM

1 comentário:

Anónimo disse...

Está muito bem redigido,e tudo o que aí vem é veridico,mas falta assinalar o facto,que o Sporting ofereceu 4x mais,mês,ao Rui Costa,quando foi buscar o P Sousa e o Pacheco,mas o Rui não aceitou!!!!Aguardou ser vendido á Fiorentina,para ajudar o SLB!Na época ele tinha ordenados em atraso,21 anos e ia casar em breve...bjs