terça-feira, 20 de maio de 2008

Os 23 Magníficos


Está feito. Os 23 nomes que irão representar a Selecção Nacional na Áustria/Suíça, já foram divulgados por Luiz Felipe Scolari.

Acabou por ser uma convocatória sem grandes surpresas, com Scolari a explicar que a chamada teve em atenção «as necessidades que a Selecção irá enfrentar» ao longo do Euro 2008.

Sem propor objectivos, Luiz Felipe Scolari afirmou que, a sua primeira vitória será «criar uma equipa coesa e competitiva» para os primeiros jogos.

A primeira questão colocada a Scolari prende-se com a oscilação no rendimento de Cristiano Ronaldo, quando está ao serviço da Selecção e quando está no Manchester. Sobre esse ponto, Scolari referiu que «é normal», mas destacou a «vontade do jogador querer fazer sempre mais» e as diferenças de tácticas que favorecem os jogadores.

«Há jogadores que beneficiam com um determinado sistema como sucede com Cristiano no Manchester», explicou Scolari, que elogiou, também, a recuperação física de Petit, «que chegará em boas condições a Viseu».

Lembrou que «todos devem trabalhar pelo seu lugar» e que, da sua parte, «faz sempre o seu melhor», acrescentando que «o País pode ficar tranquilo com estas escolhas». Sobre a escolha de Ricardo, Scolari foi peremptório: «fez uma boa época sim, e, por isso foi chamado».

Scolari anunciou ainda que a Selecção terá cinco capitães, que deverão tratar da relação com o exterior, mas também «para dentro». Acerca dos emigrantes, que deverão ser em grande número, Scolari espera que possam apoiar a selecção, como sempre o fizeram.

Já a escolha de Hélder Postiga, que não era chamado já algum tempo, foi tomada a partir do trabalho que o avançado tem feito nas últimas semanas, e também «como seguimento de tudo aquilo que fez já na Selecção».

Os grandes ausentes da convocatória acabam por ser Caneira, Makukula e Maniche. Acerca destas ausências, o seleccionador recusou-se a comentar, tal como já é seu hábito, aqueles que não são convocados.

Para Maniche, é a primeira vez que falha uma fase final.

Apelo à juventude

Numa cerimónia "aberta" por Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o dirigente destacou o papel formador dos vários clubes nacionais, para que «continem a lançar talentos».

«Esta convocatória será um prémio para esses jogadores», referiu Madaíl, que apelou à continuação da criação de novos valores para o futebol.

Eis os 23 eleitos

Guarda-Redes: Quim, Ricardo, Rui Patrício

Defesas: Bruno Alves, Fernando Meira, Paulo Ferreira, Jorge Ribeiro, Bosingwa, Pepe, Miguel, Ricardo Carvalho

Meio-campo: Deco, Petit, João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles

Avançados: Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani, Nuno Gomes, Ricardo Quaresma e Simão

Força PORTUGAL!


AM

Sem comentários: